segunda-feira, 14 de abril de 2008

Parlamento Nacional:

Deputados Sul Africanos visitam AR

As Comissões dos Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e de Legalidade; e a das Relações Internacionais receberam, ontem, em audiências separadas, a Delegação Parlamentar da Assembleia Províncial de Gauteng, África do Sul, encontra-se desde domingo último a efectuar uma visita de trabalho ao nosso país para, entre outros aspectos, trocar experiências sobre a democracia parlamentar, o papel do parlamento e dos partidos políticos da oposição.

No enocntro com Comissão das Relações Internacionais foram passados em revista assuntos que, do ponto de vista parlamentar, podem contribuir para o aprofunamento das fraternais relações de amizade e cooperação existentes entre os povos moçambicano e sul-africano.

A comitiva visitante foi, igualmente, informada dos trabalhos de fiscalização e acompanhamento da implementação dos programas do Governo que os Deputados daquelas duas Comissões Parlamentares realizam no Círculos Eleitorais.

Ainda ontem, a da Delegação Parlamentar da Assembleia Provincial de Gauteng foi recebida pela Chefia da Bancada Parlamentar da Renamo-União Eleitoral, num econtro em que foram abordados vários assuntos de interesse bilateral.

Compreender o processo de participação do público nas Sessões Plenárias da Assembleia da República de Moçambique e adquirir experiências sobre o papel da sociedade civil na elaboração de leis e o seu relacionamento com o Executivo moçambicano são outros propósitos da Delegação Parlamentar da Assembleia Provincial de Gauteng.

A Delegação Parlamentar da Assembleia Provincial de Gauteng será recebida, esta quarta-feira, em audiência pela Primeira Vice-Presidente da Assembleia da República, Verónica Nataniel Macamo, e assistirá a Sessão Plenária da Assembleia da República, para além de manter encontro de trabalho com a Chefia da Bancada Parlamentar da Frelimo.