sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mulheres Parlamentares capacitam-se em matérias de liderança e advocacia

Os membros do Gabinete da Mulher Parlamentar partem hoje para a vila fronteiriça da Namaacha, província de Maputo, onde, durante dois dias, vão participar num seminário de capacitação em matérias de liderança, lobby e advocacia, com vista a uma maior representatividade de mulheres nos órgãos de tomada de decisão e de liderança.

O seminário, organizado em parceria com a Associação de Parlamentares Europeus para África (AWEPA), tem, igualmente, como objectivos dotar as parlamentares de técnicas para fazer lobby e advocacia junto dos seus partidos políticos e traçar estratégias concretas com vista ao aumento do número de mulheres nos órgãos autárquicos, tendo em vista ao equilíbrio do género.

Bancadas Parlamentares avaliam seu desempenho

As Bancadas Parlamentares da Frelimo e da Renamo - União Eleitoral avaliam, hoje, em separado, as actividades realizadas ao longo da presente semana de trabalhos da VIII Sessão Ordinária da Assembleia da República e perspectivam o leque de assuntos para os próximos dias.

Deputada da AR Eleita Vice-Presidente no PPA

A Deputada e membro da Comissão Permanente da Assembleia da república, Maria Angelina Dique Enoque, foi eleita ao fim da tarde de ontem, em Midrand, Áfrca do Sul, Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Economia Rural e Recursos Naturais. De recordar que esta Deputada até então exercia as funções de Relatora daquele grupo de Especialidade.

Maria Angelina Dique Enoque encontra-se em Midrand à participar nos trabalhos da 9ª Sessão Ordinária do Parlamento Pan-Africano que terminará no dia 16 próximo.

9ª Sessão Ordinária do Parlamento Pan-Africano

A Primeira Vice-Presidente da Assembleia da República, Verónica Nataniel Macamo, disse quarta-feira passada, dia 07, em Midrand, República da África do Sul, que existem vozes, algumas de africanos, que alicerçados no Afro-pessimismo não conseguem valorizar as realizações dos próprios africanos.

Intervindo no Plenário da 9ª Sessão Ordinária do Parlamento Pan-Africano, aquando do debate dos Relatorios das Missões de Observação de Eleições deste organismo da União Africana ao Zimbábwè e Quênia, a Primeira Vice-Presidente denunciou que este grupo de pessoas considera que a ausência de observadores ocidentais no processo do Zimbabwe retira mérito e transparência no mesmo.

Para ela, o Povo do Zimbabwem mostrou ser capaz de ultrapassar as diferenças e buscar de forma harmoniosa soluções internas para fazer face as suas preocupações como País, e como Povo.“Eu reprovo o Afro-pessimismo, pois, não nos dignifica como Povo de África que somos, a África de uma voz que queremos ser”, frisou a Primeira Vice-Presidente, tendo acrescentado que “Temos que confiar em nós próprios para resolver os nossos problemas e reverter a situação de as eleições em África serem ponto de discordia, sob pena de estarmos a inculcar valores e princípios de auto-flagelação as futuras gerações, facto que prejudica a nossa auto-estima como Povo e autoconfiança das gerações vindouras, se nao houver mudança de attitude.

Quanto ao Quênia, a Primeira Vice-Presidente do Parlamento moçambicano felicitous o Povo daquele País irmão por ter encontrado uma solução interna para pôr termo a instabilidade grave que havia se instalado depois das eleições.
De acordo com o Relatório da Missão de observação eleitoral do PPA ao Zimbábwè, no geral, as condições básicas de eleições credíveis, livres e justas em conformidade com a Declaração dos Princípios que Regem as Eleições Democráticas em África, de 2002 da OUA/UA, reflectitam-se.

Para a Missão do PPA, a situação no Zimbábwè requer que seja monitorizada de forma adequada e que a União Africana em conjunto com a SADC intervenham.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

CP apresenta sua Informação à AR

A Assembleia da República aprecia, amanha, à porta fechada, a Informação da Comissão de Petições.

PAR e Primeira Vice-Presidente na IX Sessão Ordinária do PAP

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Joaquim Mulémbwè, encontra-se, em Midrand, África do Sul, para participar na IX Sessão Ordinária do Parlamento Pan-Africano (PAP), que hoje se inicia, devendo terminar a 16 de Maio corrente.

Para participar na IX Sessão Ordinária do PAP já se encontram, igualmente, em Midrand, os restantes Membros do Grupo Nacional junto daquele Parlamento Continental, nomeadamente a Primeira Vice-Presidente da Assembleia da República, Verónica Nataniel Macamo, a membro da Comissão Permante da AR, Maria Angelina Dique Enoque, e o Deputado José Manteigas Gabriel.