terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Detidos três trabalhadores do ex-Banco Austral por ordem da PGR


Fonte da Procuradoria-Geral da República confirmou a detenção ontem de três trabalhadores do antigo Banco Austral na sequência do assassinato de Siba-Siba Macuácua a 11 de Agosto de 2001

António Siba Siba foi morto quando preparava o relatório que devia entregar nos dias seguintes ao ABSA, o novo proprietário sul-africano do banco. Por volta das 13 horas do dia 11 de Agosto de 2002, a Polícia regista a existência de um corpo sem vida no chão do vão das escadas das instalações do Banco Austral, na avenida 25 de Setembro em Maputo. A comunicação preliminar da Polícia indicava que tinha sido suicídio. Esta versão foi removida logo após a peritagem levada a cabo pela Polícia sul africana, chamada ao local. O Ministro do Interior, Almerino Manhenje, encarregar-se-ia de, publicamente, afastar a versão de suicídio, afirmando que as conclusões preliminares das investigações apontavam para assassínio.

Ide-Ul Adhá sob signo de amor e fraternidade


A COMUNIDADE muçulmana celebrou ontem a festa do Ide-Ul Adhá, acto que assinala o fim da peregrinação a Meca, clamando pela manutenção da paz, amor e fraternidade, unificando cada vez mais os membros desta congregação।


Na cura de deficientes em Chimoio: Profeta diz que opera milagres


MAIS de duas centenas de pessoas portadores de várias deficiência, tiveram suposta cura miraculosa na cidade de Chimoio, por obras de um profeta de origem zimbabweana que se encontra abrigado no cume do monte Tchissui, arredores da capital da província de Manica। Trata-se de Mfundisse Mark Chidangue que há mais de duas semanas está a devolver a esperança a milhares de pessoas em Chimoio, onde cegos estão a recuperar a visão, os surdos e mudos já ouvem e falam e os deficientes físicos retomaram a sua actividade locomotora, deixando multidões estupefactas।


Portadores de deficiência física que se dirigiram ao profeta, segundo testemunhas, regressaram andando, deixando para trás as cadeiras de rodas pelas quais se faziam transportar bem como próteses।Familiares e doentes curados, boquiabertos, ontem dirigiram-se aos órgãos de comunicação social em Chimoio, a fim de enaltecer os supostos milagres de Mark Chidangue, o qual reconheceu que “vinha curando no Zimbabwe, mas o seu poder cresceu substancialmente após chegar em Chimoio e se instalar no monte Tchissui”


।Ontem, o profeta compareceu nos estúdios da Rádio GESOM, em Chimoio onde num debate apresentou publicamente o seu poder curativo e durante uma hora foi respondendo os vários pedidos de esclarecimento, via telefone, sobre a sua actividade curativa.


Chidangue disse que os milagres que está a operar não são produto da sua criação, mas sim poder conferido por Deus através do seu filho, Jesus Cristo।


Explicou que cura as pessoas não com recurso a medicamentos, mas pelas rezas e pela fé dos próprios doentes, pondo as suas mãos na cabeça dos enfermos।


Ele disse que nesta actividade não cobra valores, trata-se de um trabalho filantrópico, visando salvar aqueles que sofrem।Autoridades da Saúde em Chimoio confirmaram os milagres de Mark Chidangue e disseram terem já enviado doentes para o profeta para que fossem curados, uma vez falhados os tratamentos médicos modernos.


Aliás, ontem, doentes e seus familiares que contactaram Chidangue por conselho de funcionários da Saúde compareceram na Rádio GESOM, onde confessaram e agradeceram os milagres do profeta, que, entretanto, sendo zimbabweano, não possui residência, vivendo a maior parte do tempo na montanha.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pela terceira vez em seis anos : Anibalzinho evadiu-se




ANÍBAL António dos Santos Júnior, mais conhecido por Anibalzinho, evadiu-se na manhã de ontem do Comando da PRM na cidade de Maputo onde se encontrava encarcerado desde Janeiro de 2005। Com ele fugiram outros dois presos, designadamente Todinho, implicado na morte do director da Cadeia Central de Maputo, Jorge Microsse, e Samito, a quem a corporação atribui a autoria material de pelo menos dez crimes, destacando-se os assassinatos de três agentes da PIC e um de Trânsito। Esta é a terceira vez em seis anos que Anibalzinho consegue fugir da cadeia, duas das quais a partir da BO.



Em conexão com o acontecido, seis agentes policiais que se encontravam de serviço na ocasião estão a ser ouvidos pela corporação, para explicarem as circunstâncias em que teriam acontecido as fugas. Segundo confirmação dada pelo director da PIC na cidade de Maputo, Dias Balate, a brigada técnica está a analisar os vestígios encontrados no local e promete um esclarecimento para dentro de dias.


A fuga, segundo Dias Balate, deu-se por volta das 10.00 horas. Os três evadidos conseguiram lograr os seus intentos através de um buraco que abriram numa das paredes do corredor do bloco prisional. Para tal, terão usado uma chave de fendas, posteriormente encontrada no local, e uma pequena folha de serra, tendo de seguida saltado para o lado contrário àquele em que se encontravam os guardas. Trepando depois por um edifício contíguo ao muro da vedação do Comando, pularam por este, indo dar aos quintais das residências vizinhas, daí se escapulindo. Vizinhos dizem que terão fugido numa viatura que os aguardava do lado de fora, conduzida por uma mulher, o que a Polícia não confirma. Foram estes moradores das casas vizinhas quem alertou a Polícia da fuga.