quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


Os mambas venceram, esta tarde, a sua congénere de Malawi.

O primeiro golo foi apontado por Dário Monteiro e o segundo pelo craque e “adorado” Dominguez.Dominguez pôs a bola na rede após ter fintado três jogadores.

Os adeptos entrevistados após o termo do jogo que pós frente à frente as selecções de Moçambique e Malawi, foram unânimes em afirmar que a vitória de Moçambique foi justa e merecida, dado que mostrou maturidade durante o jogo.

Analistas desportivos dizem que a vitória de Moçambique frente ao Malawi é um dado muito importante uma vez que a equipa irá subir no ranking da FIFA. De lembrar que Moçambique ainda tem pela frente as selecções de Nigéria, Tunísia e Kénia.

Morgan Tsvangirai já tomou posse


Morgan Tsvangirai já é Primeiro Ministro do Zimbabwe. O acto de empossamento teve lugar por volta das 12 horas naquele país. Presenciaram este acto, vários chefes de estado entre eles o Presidente da República, Armando Guebuza, presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, Thabo Mbek, entre outros. A cerimónia de empossamento do líder do Movimento para Mudança Democrática (MDC), como primeiro-ministro zimbabweano, acontece no âmbito do acordo de partilha de poder assinado a 15 de Setembro, entre os líder do MDC e Robert Mugabe, líder da ZANU-PF, que mantém-se como Presidente.

Além de investir o líder do MDC, o presidente zimbabweano empossou igualmente o líder da facção do partido da oposição, Arthur Mutambara, que se torna assim no vice primeiro ministro zimbabweano.

Presenciaram este acto, vários chefes de estado entre eles o presidente da república, Armando Guebuza, presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, ex-líder sul-africano, Thabo Mbeki, entre outros assim como, cidadãos zimbabweanos no geral.

2.ª volta das autárquicas em Nacala-Porto


Chale Ossufo poderá apear Manuel dos Santos

Decorreu ontem em Nacala a segunda volta das eleições autárquicas que coloca em disputa o cargo de Edil da cidade pelos dois candidatos que na primeira volta melhor se classificaram sem, contudo, qualquer deles ter conseguido 50% dos votos válidos mais um. Nesta jornada decisiva, o que for mais votado ganha. E quando quem efectuava cálculos paralelos de escrutínio já havia processado os resultados de cerca de dois terços das mesas de votação, cerca das 03h30 desta madrugada, Chalé Ossufo, candidato da Frelimo, ia à frente com 56% dos votos válidos.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O presidente do Zimbabwe celebra no próximo dia 21 de Fevereiro o seu 85º aniversário com uma lista de produtos milionária enquanto o país morre à fom


Duas mil garrafas de champagne (Moët & Chandon e Bollinger); oito mil lagostas; 100 quilos de gambas; quatro mil doses de caviar; três mil patos, 16 mil ovos, três mil tartes de chocolate e baunilha e oito mil caixas de bombons Ferrero Rocher constituem a ementa da lauta refeição. Para a festa estão convidados amigos próximos do círculo do presidente, empresários e membros do seu partido a ZANU/PF que têm igualmente a possibilidade de enviar doações em cash. A conta, aberta num banco que só admite dólares norte-americanos, chama-se ‘Movimento 21 de Fevereiro’, dia do nascimento de Robert Mugabe. O milionário menu é demasiado humilhante para o povo do Zimbabwe. Um diplomata ocidental em declarações em jornal britânico ‘The Times’ qualificou-o de “obsceno”.

Daviz Simango será candidato à Presidência da República


Há três nomes na mesa para se vir a designar o movimento: REDEMO (Revolução Democrática de Moçambique), MODEMO (Movimento Democrático de Moçambique) e ainda a mesma designação mas com a sigla MDM. Existiu e ainda poderá vir a estar em cima da mesa a hipótese de se designar por FREDEMO (Frente Democrática de Moçambique). “São os nomes que vão estar na mesa da Conferência Constitutiva do Movimento e só depois se saberá em definitivo e oficialmente”.