sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Frelimo elege 191 deputados, Renamo 51 e MDM 8

Abstenção atingiu 55,56%
4।387.250 eleitores (44.44%) foram votar
Com 191 dos 250 assentos disponíveis na Assembleia da República, a Frelimo tem uma maioria acima de 2/3 do total dos deputados, o que de acordo com o artigo 295 da Constituição da República de Moçambique, lhe permite fazer qualquer alteração constitucional, sem precisar de contar com a opinião da oposição, e ainda aprovar leis que o próprio presidente da República eleito, Armando Emílio Guebuza não tem mais a prorrogativa de não promulgar. A Renamo passou de 90 deputados para 51 e o emergente MDM, com menos de um ano de existência e excluído de 9 círculos eleitorais pela CNE, conseguiu eleger 8 deputados, mas de acordo com o Regimento da Assembleia da República em vigor, não terá direito a formar bancada parlamentar.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dockanema na capital do norte


Decorre, desde sexta-feira 6 e até o dia 14 de Novembro, no Museu Nacional de Etnologia de Nampula, a 3ª Edição do Dockanema, mostra de cinema documentário que animou Maputo na primeira quinzena de Setembro। O evento tem o apoio da Universidade Lúrio, que aposta na promoção da cultura e arte moçambicanas, na região Norte do país.


De acordo com Pedro Pimenta – director da mostra – “a extensão do Dockanema a Nampula está ainda no começo।” Até ao final do ano está também previsto que chegue a Inhambane. “À medida que há parceiros nas Províncias que demonstrem interesse as projecções podem acontecer mais vezes, uma vez que o conteúdo existe e está disponível para ser divulgado. Depende apenas da iniciativa local”, refere Pimenta.


A projecção do filme “A Ilha dos Espíritos ” – rodado na Ilha de Moçambique – do cineasta brasileiro Licínio de Azevedo, há muito radicado em Maputo, e a presença da cineasta brasileira Tenka Dara, com o seu filme “Plural: a Timbila dos Chopi Para o Mundo”, são dois dos destaques da programação