quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Anunciado para Março em Nampula 5.º Congresso da Renamo


O anúncio foi feito por Jeremias Pondeca, da Comissão Política deste partido ऐ


Entretanto a Renamo, anunciou na ocasião, para Março de 2009, a realização do seu 5।º Congresso। Disse que será na cidade nortenha de Nampula. Foi pelo menos isso que deu a conhecer o membro da Comissão Política deste partido, Jeremias Pondeca Munguambe. Pondeca afirmou que, entre outros assuntos no Congresso – que já foi anunciado e adiado sucessivas vezes que já ninguém acredita que ele se possa realizar – será discutida a estratégia para as eleições provinciais e gerais a terem lugar, em principio, no mês de Outubro do próximo ano. Pondeca também anunciou que durante o mesmo serão eleitos os órgãos do partido. Mazanga Dizer, entretanto, que ontem à noite, num debate em Maputo televisionado pela STV, Fernando Mazanga, que se apresentou como “porta-voz do Partido a nível central”, disse que o partido não tem dinheiro para promover um Congresso pois segundo ele “um congresso começa com muito congressosinhos em muitos sítios”.


Emprego de estrangeiros : Governo determina quotas


A CONTRATAÇÃO da mão-de-obra estrangeira passa a ser regida por um decreto ontem aprovado pelo Conselho de Ministros compreendendo três níveis. Assim, reserva-se às grandes empresas a fasquia limite de cinco por cento do efectivo global de trabalhadores, oito para as médias e dez para as pequenas. Entretanto, o decreto que aprova esta regulamentação da Lei do Trabalho remete ao ministro de tutela a decisão sobre a contratação, que só poderá ser por um período máximo de dois anos renováveis.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ferroviário campeão nacional de boxe


O FERROVIÁRIO de Maputo é o novo campeão nacional de boxe, após conquistar a prova deste ano que vinha decorrendo na cidade de Chimoio, província de Manica, Os “locomotivas” arrebataram seis medalhas de ouro e três de prata, contra duas de ouro e outras tantas de prata do Matchedje, que terminou na segunda posição।


Os “locomotivas” destronaram o Matchedje após uma prestação vitoriosa da maioria dos seus pugilistas, que se apresentaram no campeonato com o estatuto de campeões da cidade de Maputo।


Na categoria dos 48 kg, a final foi protagonizada pelos pugilistas Júlio Fernandes, da Continuadores, e Carlos Naima, de Nampula, tendo vencido o nampulense por 2-1। Nos 51 kg, Valdo António, do Ferroviário, venceu Fernando Afonso, de Nampula, por 3-0, mesmo resultado com o qual o outro “locomotiva”, Cremildo Artur, bateu o atleta de Sofala, Jacinto Domingos, na categoria dos 54 kg.


O Ferroviário ganhou também a medalha de ouro nos 57 kg, através de Regan José, que bateu César Gervásio, de Sofala, por 3-0। Wach António, do Matchedje, renovou o título na categoria dos 60 kg, após a desqualificação de Audo Magalhães, de Sofala, quando se jogava o segundo assalto.


O primeiro KO das finais foi conseguido por Herbert Plíneo, do Matchedje, que desgraçou Inocêncio Macamo, de Inhambane, isso na categoria dos 64 kg, enquanto nos 69 kg, a província de Manica conseguiu a sua única medalha de ouro, através de Rosário Francisco, que derrotou Amanário Alfeu, do Matchedje, por 3-0।


Nos 75 kg a vitória foi também para o Ferroviário, com Jorge Manjate a bater Elton Eduardo, do Matchedje, por 3-0, enquanto nos 81 kg Silvino Daniel, do Ferroviário, conseguiu o segundo KO da noite de finais sobre Sérgio Hassane, do Matchedje. Nos mais de 91 kg, Isac Dimande derrotou na final seu companheiro de equipa no Ferroviário, Almeida Duvane, por 2-1.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

“Mambas” precisam de 1 milhão de dólares para 2009


A Federação Moçambicana de Futebol realizou, no passado sábado, a sua assembleia-geral, um encontro que reuniu quase todas as associações provinciais de futebol। “Queremos ser nós a controlar os gastos da selecção nacional e não o Ministério da Juventude e Desportos ou outro órgão”, disse Feizal Sidat, presidente da FMF. No tocante ao orçamento para 2009, disse necessitar de um milhão de meticais para funcionar em pleno.


Em relação ao plano de actividades, destaque para a aprovação do sistema de disputa da Supertaça. A partir do próximo ano, a prova passará a ser disputada numa única mão ( actualmente é disputada em duas mãos), num campo neutro. Sidat justificou a proposta ora aprovada “como uma forma de levar a prova às províncias, de modo a que todos tenham o privilégio de ver as melhores equipas do país nas suas províncias. Mas, para tal, é necessário que em cada província haja um campo de futebol relvado”, considerou Feizal Sidat.

SIDA já fez mais de 21 milhões de vítimas no mundo


Desde que, nos anos 80, foram diagnosticados os primeiros casos de SIDA, a doença já causou a morte a mais de 21 milhões de pessoas। Em 2003, as Nações Unidas calculavam que 33 milhões de pessoas fossem portadoras do Vírus de Imunodeficiência Adquirida.


A Organização das Nações Unidas reduziu as estimativas do número de infectados com o vírus da Sida de 40 milhões, em 2006, para 33 milhões de pessoas, em 2008। Apesar de a taxa de novos casos e de mortalidade pela doença estar a diminuir, as estimativas apontam para o surgimento de 6800 novos casos por dia e cerca de 5700 mortes.


África é o continente que, de longe, regista o maior número de casos, enquanto que certas zonas da Ásia apresentam as taxas de crescimento de infecções mais rápidas। Na África Sub-sahariana, existem cerca de 22,5 milhões de pessoas infectados pelo HIV, mas o número de novos casos anuais (1.7 milhões) é menor do que os registados nos anos precedentes.


Na Ásia, existem 4,9 milhões de pessoas que sofrem desta condição, sendo que o Vietnam duplicou o número de casos desde o ano 2000. Em Moçambique, estima-se que 1,5 milhões de pessoas estejam infectadas com o vírus da SIDA, que representam 12,5 por cento da população. A ONU indica ainda que, desde 2001, houve um aumento de 500 mil pessoas infectadas com SIDA em Moçambique.

Desportivo bicampeão africano de basquetebol


O DESPORTIVO de Maputo conquistou, sábado último, pela segunda vez consecutiva, o Campeonato Africano de Basquetebol Sénior Feminino, depois de derrotar, na final, o 1º de Agosto de Angola, por 70-63।


A equipa “alvi-negra” esteve sempre em vantagem, tendo chegado ao intervalo a vencer por 29-26, uma margem pontual que veria a dilatar na etapa complementar, graças a uma excelente exibição das comandadas de Nazir Salé, onde se destaca a norte-americana Yolanda Jones, melhor marcadora do encontro com 27 pontos।


A equipa moçambicana, que no ano passado tinha entrado para a história da bola-ao-cesto no continente, volta assim, a fazer furor e a mostrar que é já uma grande potência।


O Desportivo teve uma prestação sem sobressaltos nesta que foi a 14ª edição, tendo somado por vitórias todos os oitos jogos realizados. Aliás, à entrada para a final, Desportivo e 1º de Agosto eram as únicas equipas que ainda não tinham perdido.A turma “alvi-negra” esteve muito bem, tanto a nível colectivo como individual. Em relação a este último aspecto, nota de realce para a eleição de Deolinda Ngolela como a jogadora mais valiosa (MVP).