terça-feira, 11 de março de 2008

Partidos políticos devem deixar de financiar Jornalistas oportunistas.


Desde a década de 90 que o país foi assistindo ao surgimento de vários Orgãos de comunicação Social tal como, partidos políticos, muitos deles, até, sem qualquer expressividade na arena política nacional, abrindo dúvidas em relação aos objectivos para os quais foram criados. Por esta razão, sou de opinião que os Moçambicanos não devem(rião) servir de fonte de enriquecimento de oportunistas que criam Orgãos de comunicação Social com um simples propósito de amealharem dinheiro para fins pessoais ou de interesses inconfessos.

Em outras palavras, os Partidos políticos devem deixar de financiar jornais obscuros. Esta posição evitaria a especulação no seio Comunicação Social com propósitos mercantilistas, que não observam os pressupostos mínimos e indispensáveis para assim se tratarem.

Em mim, residi a preocupação em saber se eles/estes, para além do poder que almejam, possuem outros objectivos. “O número não é problema, até porque muitos, com o amadurecimento do sistema democrático acabam por se diluir ou, como se diz na gíria, ficam pelo caminho”.

Enfim, não importa o que estará ou não por detrás da proliferação de individuos que se tratam por Jornalista mesmos, pois em qualquer sociedade eles são tão necessários como controversos, até porque a definição de “Quem é jornalista em Moçambique” não é fácil de encontrar, chegando-se a confundir muitas vezes. Recusando em algumas situações reconhecerem-se como tais “ Amadores”para se furtar das críticas que contra eles são dirigidas.

Em qualquer país que opta por um regime democrático, os medias surgem para dar corpo à democracia, onde as pessoas sentem imediatamente a necessidade de ter um papel activo na organização da própria sociedade, mas acredito que exista no país muitos “candongueiros” infiltrados na classe jornalistica.
É possível fazer política sem ser necessário comprar os jornalistas