terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ao Presidente Guebuza


AO abrigo do artigo 159 da Constituição da República, o Chefe do Estado, Armando Guebuza, vai amanhã dirigir-se ao país, a partir do locutório da Assembleia da República, para prestar o informe anual sobre a situação geral da Nação. São enormes as expectativas dos Moçambicanos.

Entretanto, tornou-se um hábito, longamente repetido, tratarem os vossos compatriotas como se fossem um aglomerado amorfo de pessoas cegas e ignorantes. Do vosso ponto de vista, o Povo não percebe dos problemas do País, não sabe o que se passa no mundo e é incapaz de avaliar a vossa gestão governativa.

Não somos um Povo especialmente cego e ignorante. Partilhamos das mesmas aspirações, das mesmas necessidades e dos mesmos problemas de todos os povos do mundo. É que todo o ser humano deseja ardentemente: sair da miséria e ter boa vida; viver neste mundo o mais tempo possível; aumentar os seus conhecimentos; participar activamente na vida da sua comunidade; usufruir da segurança da sua pessoa e dos seus bens.

Por isso, facilmente se constata que só governam bem os políticos que se esforçam por canalizar, de forma eficiente, laboriosa e disciplinada, todos os recursos, todos os investimentos e todas as potencialidades do País na criação de condições que contribuam para que os seus compatriotas possam ter boa vida.


Os tempos mudaram। A velha táctica de desinformação e de ocultação de factos para manter os Moçambicanos na ignorância e no obscurantismo já não funciona em pleno.

O Povo sabe que vive numa sociedade cada vez mais injusta onde a pobreza absoluta da maioria convive lado a lado com a riqueza ostensiva de alguns.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O presidente José Eduardo dos Santos, um dos líderes africanos com mais longa folha de serviço


O presidente José Eduardo dos Santos, um dos líderes africanos com mais longa folha de serviço, vai candidatar-se às eleições de 2009, conforme já se esperava. O partido no governo disse que o presidente de 66 anos de idade, ocupa o poder desde 1979, e a maior parte das pessoas espera que ele ganhe as eleições depois do MPLA ter obtido uma vitória esmagadora com 81% do voto nas eleições legislativas do passado mês de Setembro.

Banco Mundial prevê dificuldades económicas em 2009


O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, prevê dificuldades, a uma escala mundial, no primeiro semestre de 2009, devido à crise económica।


“Temo que os seis primeiros meses de 2009 vamos ter problemas em todo o mundo, incluindo na Ásia e no sudeste asiático", disse Zoellick numa entrevista colectiva em Singapura, de acordo com a BBC।


O responsável divulgou na semana passada um relatório com a previsão de crescimento para o PIB mundial na ordem dos 0,9% para o próximo ano, com uma queda no volume de comércio de 2,1%, o primeiro retrocesso em 26 anos।


Para Zoellick, as principais dificuldades de negociações entre os vários países envolvem as reclamações de grandes países emergentes – como a China, a Índia e o Brasil – de uma abertura maior dos mercados agrícolas da Europa e Estados Unidos, que por sua vez exigem mais acesso para os seus produtos industriais no resto do planeta.

Estilistas querem uma escola superior


ESTILISTAS moçambicanas manifestaram semana passada em Maputo, a vontade de ver criada no país uma Escola Superior de Design (concepção da moda), porque até aqui estes profissionais são guiados pela curiosidade e troca de experiências com estilistas de fora।

Esta preocupação foi apresentada por Adelia Tique, representante de estilistas e modelos num encontro de cortesia com a Primeira Dama, Maria da Luz Guebuza, no âmbito da realização, em Maputo, do “Moçambique Fashion Week”.

Augusto Paulino exonera procuradores


O PROCURADOR-GERAL da República, Augusto Paulino, exonerou semana finda os procuradores provinciais-chefe de Manica e Zambézia, Tomás Semente Zandamela e Eusébio Joaquim Luís de Melo, respectivamente. Num outro despacho, em separado, o Procurador-Geral da República nomeou Eusébio Joaquim Luís de Melo para exercer as funções de Procurador Provincial-Chefe em Manica e para Zambézia foi indicada Angélica da Conceição do Rosário Napica Tembe.