sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Malambi faz arte


N’KHANI na Malambi é “Xinhugwui” e significa Conversas com o Malambi. Malambi que é o fruto do embondeiro, a árvore sagrada, mítica e que transporta consigo uma dimensão da moçambicanidade



E “N’khani na Malambi” é o título de uma exposição individual de Manuela Xavier, ou simplesmente Emmi Xis, de seu nome artístico, que abre amanhã no Espaço Joaquim Chissano, na Mediateca do BCI Fomento, em Maputo. A mostra abre às 18 horas e estará patente até o dia 5 de Dezembro próximo.






MÚSICA - Ghorwane : Uma idade de prata


ESTIVERAM por várias vezes entre o céu e a terra. Outras à beira do inferno, ou com um pé lá. Vicissitudes do tempo! Hoje, os “bons rapazes”, como são denominados os integrantes do conjunto Ghorwane, vivem uma longevidade de prata. Este marco, ao alcance de muito poucas bandas no nosso meio, será celebrado proximamente pelo grupo, juntamente com os seus fãs, através de um espectáculo a ter lugar brevemente em Maputo.

O nome Ghorwane é mítico, percorrendo vários palcos moçambicanos e do mundo a partir de sons produzidos em Maputo por artistas que se inspiraram em ritmos que foram bebendo ao longo da juventude, passada tanto na capital do país como na província de Gaza, de onde são originários। Aliás, o nome Ghorwane é inspirado no nome de um lago em Chibuto, que – dizem – sempre brota água. Por maior que seja a seca!


O concerto anunciado será mesmo para celebração. “Apenas uma celebração, mas que para nós vai significar muito”, segundo David Macuácua, um dos esteios do grupo. Vai significar o reencontro com o público, que nos últimos anos acompanhou o pulsar da banda por muito poucas ocasiões. Por exemplo, este será o primeiro concerto que vai dar. E no ano passado, que seria para celebrar a saída de mais um álbum, “Vana Va Ndota”, lançado em 2006, apenas vimos Ghorwane ao vivo por duas vezes.

Comissão eleitoral em Maputo omite resultados de duas assembleias de voto


No momento em que se sabe que os candidatos do Partido Frelimo a presidentes dos municípios e assembleias municipais venceram em 42 municípios dos 43 em que houve eleições e a Renamo dirigida por Afonso Dhlakama sofreu a derrota mais humilhante da sua história como partido – só se salvando a Beira onde o actual edil, Daviz Simango, como independente, venceu e a Renamo também está para somar a única vitória do partido nestas eleições autárquicas – no posto de votação da Escola Comunitária da Polana Caniço”B”, no distrito municipal nº 3 aqui na cidade de Maputo, os resultados das duas das seis assembleias de votos, que ali tinham sido montadas, não foram tornados públicos nem afixados, por estranhas razões। Ninguém até agora conseguiu justificar o facto muito embora o que isso represente tenha acabado por não ter qualquer influência no resultado final।


São no entanto resultados de cerca de 2000 eleitores correspondentes a duas assembleias, nomeadamente 0239 e 1069, que estavam inscritos em quatro cadernos eleitorais. Tanto os funcionários do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), como os da própria Comissão Eleitoral, não justificaram por que razões os resultados daquelas duas assembleias não foram publicados. Naquele posto de votação cerca de 60 por cento dos eleitores inscritos, pelo menos, não votaram por razões que se prendem por um lado com a abstenção, por outro com a proibição a que foram sujeitos pelos organizadores da votação que alegaram “fim do tempo previsto e falta de ordens superiores para prolongamento”.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Encontrados centenas cartões de eleitores na lixeira

No município de Chimoio, capital da província central de Manica, um número considerável de cidadãos, aparentemente membros e simpatizantes da Renamo, poderá ver-se impedido de votar amanhã, 19 de Novembro, nas terceiras eleições autárquicas, na sequência dos seus cartões de eleitores terem sido remetidos à lixeira daquela urbe, localizada no Bairro 7 de Abril, por indivíduos de má fé, que se supõe serem membros do partido Frelimo no poder, a mando desta formação política। Mas quem acusa não prova. Apresenta indícios.
Populares e membros de algumas formações políticas denunciam o que apelidam de “actos macabros dos comunistas da Frelimo” que estão, refere, a recolher os cartões dos cidadãos eleitores, para inviabilizar estes de votarem, com o intuito de prejudicar a oposição nos resultados da votação para a escolha do presidente do Conselho Municipal e dos membros da Assembleia Municipal da cidade de Chimoio. No ultimo fim-de-semana, centenas de cartões de eleitores, foram encontrados na lixeira daquela cidade, localizada no bairro 7 de Abril, alguns dos quais enterrados e outros meio queimados.

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Pela primeira vez votação será em urnas transparentes

URNAS transparentes que vão ser usadas na votação de amanhã, quarta-feira, constituem a grande inovação introduzida pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) para as eleições que terão lugar nas 43 autarquias do país। O facto foi revelado ontem, em Maputo, pelo Director-Geral do STAE, Felisberto Naife, para quem o processo de preparação deste acto decorre sem sobressaltos em todo o país.
O STAE dispõe de um total de 400 viaruras para proceder à distribuição do material de votação pelas 3125 mesas de assembleias de voto que irão funcionar no decurso da eleição que se realiza amanhã nas 43 autarquias nacionais। Desta frota, 64 pertencem à instituição, 24 foram disponibilizadas pelo PNUD, 141 são alugadas e as restantes disponibilizadas pelos governos provinciais e distritais.

Neste momento, os materiais de votação estão a ser transportados das capitais provinciais para as sedes distritais e destas para os locais de votação। Os órgãos eleitorais estão a trabalhar para que todo este material seja colocado nas mesas de voto às 5.00 horas de amanhã de modo que a votação arranque às 7.00 horas do mesmo dia, como o previsto na Lei.

Para estas eleições, o STAE procedeu à capacitação de 17 mil membros das assembleias de voto, dos quais serão seleccionados 15625 para trabalharem em 3125 mesas nas 43 autarquias.

Autárquicas/2008 : Tudo a postos para as eleições


ESTÁ tudo a postos para a realização, amanhã, das eleições autárquicas nos 43 municípios do país। Segundo fonte do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), tanto os materiais como o pessoal envolvido no processo já se encontram nos locais de votação, com vista a garantir que as urnas abram às 07.00 horas.


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Campanha foi positiva - conclui CNE e Observatório Eleitoral


A COMISSÃO Nacional de Eleições (CNE) e o Observatório Eleitoral (OE) são unânimes em atribuir nota positiva à campanha eleitoral que ontem terminou nas 43 autarquias do país.


As 48 horas que antecedem o dia da votação são reservadas à reflexão dos potenciais eleitores, para que tenham um voto consciente।






Ferroviário campeão nacional


O FERROVIÁRIO de Maputo sagrou-se ontem campeão nacional de futebol de 2008 ao vencer na última jornada o Costa do Sol por 2-0, num jogo táctico em que o lema foi: cedo se resolve, cedo se ganha o título।


Os “locomotivas” terminaram a prova folgados com 56 pontos, mais cinco que o Atlético Muçulmano, concorrente directo, que foi à Lichinga perder com o FC local por uma bola sem resposta, mas que acabou por ser a formação sensação da prova. Para a divisão secundária desceram o Ferroviário de Pemba, Estrela Vermelha e Benfica de Macúti. A jornada do fim-de-semana, portanto a última, apesar da luta pelo título apenas se ter resumido ao Ferroviário e Atlético, acabou sendo bastante equilibrada. O Benfica de Macúti, já despromovido, foi à Nampula empatar com o também desqualificado do Moçambola, o Ferroviário de Pemba, a dois tentos. O Desportivo e Maxaquene terminaram a prova colados com 30 pontos como bons vizinhos que são, revelando o mau momento que atravessam. O Estrela Vermelha, que também vai jogar nos “quarteirões”, arrancou um precioso empate diante dos “alvi-negros” sem abertura de contagem, enquanto os “tricolores” empatavam com a Liga Muçulmana a dois tentos. O Textáfrica que comemorou a permanência no Moçambola empatou em casa com o Chingale a zero golo. O Ferroviário de Maputo, como já o dissemos, foi um digno campeão com 56 pontos, enquanto o Atlético terminou em segundo com 51. O Ferroviário da Beira, que à entrada desta ronda estava em quinto, pulou para o terceiro com 44. Destaque também para a subida galopante do FC Lichinga, que passou do sexto para o quarto com os mesmos pontos (43) do terceiro, Liga Muçulmana. O Costa do Sol, que era o detentor do título, caiu para o sexto lugar. Destaque ainda para o Chingale que terminou com 36 pontos, mais dois que o Ferroviário de Nampula. A dupla de vizinhos Desportivo/Maxaquene ocupou as posições imediatamente a seguir com 30 pontos cada. Os “fabris” do Planalto de Manica totalizaram 23, enquanto o Estrela e Ferroviário terminaram com 19 pontos. O Benfica de Macúti foi o último com apenas 10.