sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MÚSICA - Ghorwane : Uma idade de prata


ESTIVERAM por várias vezes entre o céu e a terra. Outras à beira do inferno, ou com um pé lá. Vicissitudes do tempo! Hoje, os “bons rapazes”, como são denominados os integrantes do conjunto Ghorwane, vivem uma longevidade de prata. Este marco, ao alcance de muito poucas bandas no nosso meio, será celebrado proximamente pelo grupo, juntamente com os seus fãs, através de um espectáculo a ter lugar brevemente em Maputo.

O nome Ghorwane é mítico, percorrendo vários palcos moçambicanos e do mundo a partir de sons produzidos em Maputo por artistas que se inspiraram em ritmos que foram bebendo ao longo da juventude, passada tanto na capital do país como na província de Gaza, de onde são originários। Aliás, o nome Ghorwane é inspirado no nome de um lago em Chibuto, que – dizem – sempre brota água. Por maior que seja a seca!


O concerto anunciado será mesmo para celebração. “Apenas uma celebração, mas que para nós vai significar muito”, segundo David Macuácua, um dos esteios do grupo. Vai significar o reencontro com o público, que nos últimos anos acompanhou o pulsar da banda por muito poucas ocasiões. Por exemplo, este será o primeiro concerto que vai dar. E no ano passado, que seria para celebrar a saída de mais um álbum, “Vana Va Ndota”, lançado em 2006, apenas vimos Ghorwane ao vivo por duas vezes.

Um comentário:

mãos disse...

Parabéns banda,

Bons Rapazes...
Recupero a memoria e tento recordar as noites ali no desportivo "a catedral" da banda...bons momentos...

A dias recordei Pedro Langa no blog www.maosdemocambique.blogspot.com se puder de uma vista de olho.

Um abraco