sexta-feira, 4 de abril de 2008

O maquiavelismo de Ziqo

Ontem, no canal da STV, fomos brindados pela súplica do famoso cantor do "xtilo xa boby" e "ma boazuda". Ziqo prestava declarações sobre os tristes episódios que circulam na internet, protagonizados por ele, cenas que mostram clara e explicitamente o Ziqo se lambuzando fugazmente com uma garota.

Vestido de branco, uma cor que simboliza paz de espírito, cabisbaixo e com ar de arrependido, Ziqo teceu algumas explicações em torno das polémicas imagens exibidas vezes sem conta na internet. Até aqui, tudo bem, afinal de contas todo ser humano neste mundo está livre de pedir desculpas..

Só que este pedido de desculpas do Ziqo transporta consigo algo estranho, uma carga de mentira e de algum egoísmo, senão vejamos:

Passa sensivelmente um mês e meio que estas imagens começaram a evadir os nossos e-mails, porque é que o Ziqo só ontem apareceu na televisão para se explicar sobre o assunto? Para mim este pedido de desculpas é extemporâneo e só pode ter uma explicação: o músico não pesou as consequências deste mini filme pornográfico, o Ziqo achava que o mundo fosse ovacionar a sua masculinidade, as "boazudas" (como ele apelida as mulheres) iam todas se subornar perante o machão, só que o tiro saiu pela ronha, a sociedade se rebelou perante estas imagens, alguns patrocinadores retiraram o seu apoio e foi movido uma acção judicial contra a sua pessoa e perante este facto nada restava senão desenhar uma estratégia maquiavelica para limpar o lodo que ofuscava a sua imagem, o seu lustre. Apareceu na televisão a oferecer ajuda aos pobres, e como esta manigância não resultasse, precipitou-se a ir à televisão para prestar declarações maquiavelicamente preparadas, desculpas que só enganaram alguns distraídos.

Ziqo a dada altura dá impressão que ele foi vitima de uma armadilha, no meu entender ele foi vitima de si próprio, da sua irreflexão, da sua maluquice e de uma obsessão sexual compulsiva que o levou a nos propiciar actos de soberba hediondice. Só as suas musicas são uma confissão da sua tendência irreversível à impropriedade e ao culto da promiscuidade. Para mim, ele foi conduzido por uma americanomania decadente que afecta alguns músicos da sua estirpe.

E eu me arrisco em dizer que o Ziqo produziu estas imagens para divulga-las sim, para obter aquela gozação doentia típica de um tarado sexual. Porque, ele sofre de um transtorno sexual chamado parafilia de exibicionismo, que é descrita pela presença de fantasias ou desejos sexuais excitantes e constante relacionados, neste caso, com a carência continuada de obter prazer expondo-se sexualmente a pessoas estranhas, sem a sua anuência ou de engendrar filmagens para que terceiros possam vê-las e dai obter prazer.

Indo directamente às declarações do Zico, a dado passo o cantor alega que fez as filmagens para consumo próprio. Cada um é livre de fazer as filmagens que bem entender, no entanto, temos de ter o cuidado de averiguar se os participantes principais das mesmas estão de acordo com as filmagens. Parece-me que, o processo-crime terá sido instituído, demandado pela família da infeliz que intervém no vídeo, por acha-lo imoral e uma violação à privacidade e ao bom nome, o que supõe que as filmagens foram feitas sem a anuência da jovem.

Deste modo, há um desvio da tendência a normalidade sexual, sendo esta relacionada ao facto da sexualidade ser compartilhada de forma que o casal esteja em concordância com o que é feito, sem sinal aniquilador para o individuo ou para o parceiro e não vitupera os princípios usuais à sociedade em que vive.

Por outro lado, me salta a ideia de que o homem do "dog style" não pensou nem tão pouco na sua noiva e muito menos nos seus filhos, ao guardar no seu telemóvel cenas comprometedoras como estas. Adianto, também, que ao referir que perdeu o seu telemóvel em Agosto e que alguém usou as imagens para o prejudicar, isto só pode ser coisa de cinema indiano, nê!

Segundo, o pedido de desculpas de Ziqo espelha uma privação total da moral e da ética por parte deste cantor, quando pede desculpas aos fãs e à sua noiva em primeiro lugar e esquecendo de pedir perdão a coitada rapariga, que é por sinal a principal vitima destes actos macabros, e a sociedade em geral. Porque, nós outros, que não somos seus fãs, fomos ultrajados por este homem e merecemos um pedido de desculpas.

E por fim, dar um conselho a massa juvenil feminina, que largas vezes se deixa embustear por pervertidos sexuais, caindo muitas vezes na lábia de pousar para o garoto charmoso, famoso, etc. nunca permitam que os vossos namorados ou amantes vos tirem imagens intimas, porque uma coisa é certa, a relação acaba e a imagem continua. Exemplos infinitos nos aparecem de vídeos ou fotografias que são lançados na internet por gente insalubre e de má fé, que acaba denegrindo a vossa imagem. Vos digo ainda, que muito custará para repor o bom nome desta desafortunada rapariga e da sua família. As feridas, muitas vezes, tardam a cicatrizar-se.

Kanda

Machope! Nao faz mal!

Artigo escrito por: dr. Kanda

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Escola de Comunicação e Arte (ECA) deve descutir “O futuro dos Jornalistas, Caso Moçambicano”.

Nos últimos tempos levantam-se questões sobre o futuro da profissão jornalistica. Salientado a revolução que ela está passar, em decorrência do advento das novas tecnologias de comunicação.

O que leva-nos a formular as seguintes questoes: Qual será o futuro do jornal impresso? Os jornalistas estão perdendo o seu papel ? Será que o jornalista desaparecerá?

É importante falar sobre o desafio de enfrentar as mudanças de paradigmas, destacando o conceito de convergência dos mídias, que é a soma de “tudo o que há de digital com a interactividade”.

Sublinhando o facto do modelo da TV digital japonesa ser a escolha de vários paises e por esta privilegiar a imagem, a mobilidade, a portabilidade e a robustez do sinal.

Hoje, com o desenvolvimento das tecnologias de informação, as pessoas comuns podem fazer o que só profissionais faziam.

Exigindo ao Profissional a necessidade de oferecer mais. O que faz uma crítica ao atraso da reformulação do currículo em relação ao surgimento das novas tecnologias.


A universidade só ajuda, mas não forma profissionais. No mercado da comunicacao Social, o que conta é a experiência, os aspectos fundamentais de produção, como trabalho em equipe, treinamento, ferramentas adequadas, tempo de cobertura e o conteúdo da matéria.

Dentre as preocupações acarretadas por estas questoes, acrescenta-se o facto das empresas de comunicação Social não estarem preocupadas em criar novas formas de audiências com medo de falir as tradicionais.

Vamos assistindo a perda da proeminência do jornalista.

Um outro tema que importa discutir sao as “Notícias do Celular”. Considerando que existem várias formas de envio de informação para e pelo o celular, sua viabilidade econômica, rapidez e vantagens.

As novas experiência com o blog, Webtv, Weblogging e Comunicação Móvel, resultado do desenvolvimento de Novas Tecnologias e Novas Linguagens, faz com que o blog seja hoje, um dos espacos mais usado para a exposicao de ideias e debates.

Este nao exige mais rigor na apuração das notícias, pois “você não tem patrão, você comanda, não há editor.

Com isso, aumenta a liberdade e, ao mesmo tempo, as possibilidades de acertos e de erros. Além dos problemas técnicos, o blog exige muito da pessoa por ser extremamente pessoal.

Não é possível não dar bola ao leitor que está sempre esperando a opinião do blogueiro, so resta a ECA tomar nota.