sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Um Golpe contra a Vontade do povo: Ex Ministro da Saude Injustiçado?

Fundamento da culpa, a grandeza dos conflitos que criou com as agências doadores e o nicho mais elitista dos profissionais da área, a classe dos médicos.

Ivo Garrido recusou a casa protocolar que lhe destinavam, bem como as viaturas oficiais. Continuou a viver na sua casa de sempre e a deslocar-se no seu carro particular.

Eis o futuro, quem será que vira


O primeiro governo do nosso país (1975). Repare que, do lado esquerdo do presidente Samora Machel (ao meio, fila da frente), de braços atrás das costas, estão Jorge Rebelo, Alberto Chipande e Marcelino dos Santos. Nenhum deles foi presidente. Já assim não acontece do lado direito, digamos que do lado presidenciável dos braços como que em sentido. Depois da Samora, o presidente foi Joaquim Chissano (segundo do lado direito de Samora), agora o presidente é Armando Guebuza (à direita de Chissano). Quem resta? Bem, o terceiro, também do lado direito, é Mariano Matsinhe.

Quero acreditar que esteja nesta foto o futuro PR

Guebuza forçado a mexer no Executivo


Mais do que as asneiras e insuficiências dos titulares exonerados, onde não se pode esquecer o ministro-ladrão que ocupava a pasta dos Transportes à altura do 5 de Fevereiro, Guebuza só se pode queixar da sua própria teimosia ao acreditar piamente que a militância e o cumprimento de metas e objectivos seriam lenitivos suficientes para conduzir a sua equipa a bom porto. Desde 2005 que é evidente a falta de competência e massa crítica no topo do Aparelho de Estado. Esta característica, aliada a um culto esclerosado de personalidade, têm vindo paulatinamente a limitar outros contributos para o desenvolvimento do país, a começar pelo próprio partido Frelimo, onde se continuam a equacionar e estrategizar as principais políticas para o país.