sexta-feira, 18 de abril de 2008

Uma lição de jornalismo

Em 1737, o filósofo francês Voltaire rogava: "Quisera Deus fosse tão fácil remediar o vício que produz todos os dias tantos escritos mercenários, tantas citações infiéis, tantas mentiras, tantas calúnias com as quais a imprensa inunda a república das letras". Hoje acrescentaríamos e tantas matérias ordinárias, e tanto pedantismo, e tanta empáfia, e tanta grosseria, e tanta falta de educação e tantas bobagens.

Na Sexta-feira, 18 de Abril, por exemplo, estava ler, como é habito, o Jornal “ O Pais”, do grupo SOICO, vi tantas Notícias assinadas por um jornalista, que foi alvo de várias conversas e questionado a sua responsabilidade devido ao seu comportamento.

Ademais, numa altura em que os atropelos sistemáticos à ética e deontologia profissional por parte de alguns jornalistas continua a ser uma das principais preocupações e, diz-se que liberdade de Imprensa no país tem sido usada como instrumento para grosseiras violações à ética e deontologia profissional, comportamentos que mancham a classe no seu todo. Por outro lado, segundo indicam, indivíduos há, que usam o jornalismo para cumprir agendas inconfessáveis.

Este jornalista não irá por em causa a credibilidade do jornal “ O Pais”, e o grupo SOICO (Stv) ? Ou será...

Nenhum comentário: