segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Liderança esta na visão do Líder


A essência da liderança esta na visão do líder। E ela tem que ser uma visão que este consiga articular, clara e vigorosamente, em cada ocasião, mantendo um perfil de profissionalismo. O que mais desmoraliza um povo é quando o seu suposto líder não consegue articular claramente o porquê das suas acções e das dos membros da sua organização.


Os bons líderes têm visão। Compartilham de um sonho e de um sentido que o povo quer compartilhar e seguir. A visão da liderança deve estender-se além da missão da organização, e deve ser redigida de forma a dar a devida vida às necessidades organizacionais e sociais. A visão da liderança incentiva o ambiente de trabalho e é manifestada nas acções, na opinião, nos valores e nos objectivos dos membros da sua organização.


Nos últimos tempos, a principal fonte de liderança do governo tem sido desastrosa pelos seus actos em comunicações menos transparentes que têm deixado muitas dúvidas no seio da população quanto aos objectivos do seu grupo de trabalho। Quando é de resolverem os problemas sociais, acabam por desconhecer a forma coerente de analisar a situação. Cometem erros gravíssimos e depois tentam justificar com o injustificável. Esta visão de liderança é a menos atraente para um povo que sofre diariamente com os desleixos da sua governação gananciosa.


Adicionalmente, na tentativa de inserir causas sociais e politicas nas suas justificações, os lideres acabam por atropelar e criar mais desconfianças no seio da população/povo sofredor। A visão de liderança só pode ser poderosa, quando os altos directores e os líderes acreditam plenamente nas suas visões e missão.


Os líderes moçambicanos devem ter em conta que a visão de liderança só é poderosa quando o “povo sofredor” acredita plenamente e demonstra uma certa simpatia por ela. Ela deixa de ser poderosa quando é duvidosa e pouco transparente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Traquinho, problemas com líderes acontecem em qualquer lugar do mundo. Aqui no Brasil não é diferente, temos Lula como presidente, que é um líder nato e na na minha opinião faz um bom governo. Porém, existem centenas de outros políticos que deixam a desejar. O Brasil não é tão diferente de Moçambique. Abraços.