quinta-feira, 3 de julho de 2008

Zambia

Presidente da Zâmbia, Levy Mwanawasa, 59 anos, formado em Direito. Critico do regime de Mugabe e que este, maldosamente, o acusou de estar ao serviço dos Ingleses.
Levy Mwanawasa (3 de Setembro de 1948 - 3 de Julho de 2008), advogado e político. Presidente de Zâmbia

Mwanawasa nascido Mufulira, segundo de 10 irmãos। Formado em direito pela Universidade da Zambia. Trabalhou para várias firmas de advogados de 1974 a 1978 quando criou o seu próprio escritório Mwanawasa & Company. Em 1985 Mwanawasa foi nomeado Procurador Geral no governo zambebiano regressando à actividade privada em 1986. O Presidente Frederick Chiluba nomeou-o vice-presidente em Dezembro de 1991।

Vida política
Atendendo ao seu perfil, pensava-se que iria suceder ao presidente Kenneth Kaunda। Antes da convenção do seu partido em 1990, foi insistentemente convidado a ser o candidato do Movimento para o Multipartidarismo – Partido Democrático (MMD), tendo no entanto recusado, alegando a sua inexperiência e juventude। Concorreu e aceitou um lugar no novo parlamento. A 8 de Dezembro de 1991 sofreu um grave acidente de viação no qual quase morreu tendo sofrido múltiplas fracturas. Ficou hospitalizado durante vários meses na África do Sul e permaneceu com uma ligeira deficiência na fala.

Vice-presidente
Mwanawasa foi Vice-Presidente até 1994 quando resignou, alegando a existência de forte corrupção e desvio de poder por parte de alguns seus colegas de governo। Em 1996 tentou, sem sucesso, derrotar o presidente Chiluba nas eleições para a presidência do seu partido governamental, retirando-se da política.

Eleições

Em Agosto de 2000, o Comité Nacional Executivo do MMD escolheu-o como seu candidato ás eleições presidenciais de 2001. Foi eleito no dia 27 de Dezembro, com apenas 29% dos votos nas primeiras eleições multi-partidárias, suplantando 10 outros candidatos, incluindo dois vice-presidentes. Tendo assumido a presidência a 2 de Janeiro de 2002, os resultados eleitorais forma legalmente contestado, havendo suspeitas de que o verdadeiro vencedor teria sido Anderson Mazoka que obtivera oficialmente 27% dos votos। Observadores nacionais e internacionais conformaram a existência de várias irregularidades no processo eleitoral। Tendo 3 candidatos requerido ao Supremo Tribunal a anulação das eleições, aquele órgão judicial, concordando na existência de irregularidades sentenciou, em 2005, que as mesmas não teriam tido influência no resultado final. Em 2005 o presidente, Mwanawasa pediu desculpa por falhar em retirar o pais da pobreza. Cerca de 75$ da população vive com menos de 1 dólar americano por dia, o indicador das Nações unidas para a pobreza absoluta.
Eleições
Mwanawasa concorreu a um segundo mandato nas eleições de 28 de Setembro de 2006. Michael Sata era o o seu principal oponente, tendo no entanto Mwanawasa ganho, com 43% dos votos. Rubian Banda foi nomeado vice-presidente।


Nenhum comentário: