terça-feira, 8 de julho de 2008

LAGOA NTUNGA, EM CHEMBA - Onde os crocodilos chamavam as pessoas : estórias várias, com superstição à mistura.


A LAGOA Ntunga é por muitos considerada o principal "cartão de visitas" da vila de Chemba, distrito mais longínquo da província de Sofala, situado há mais de 500 quilómetros da cidade da Beira. Fontes orais relatam que o nome foi atribuído exactamente devido às lutas titânicas entre o Homem e os crocodilos, que são aos milhares no rio Zambeze.

Manuel Baitone, um velho ancião, líder comunitário que nos foi indicado pelo administrador distrital como conhecedor dos segredos da zona, refere que a lagoa era habitada por crocodilos mágicos que imitando vozes humanas chegavam a convidar as pessoas a beberem água para depois atacarem-nas। Quer dizer, "kutunga" significa tirar água. As pessoas deram ao lago o nome de Ntunga para explicar que se tratava de um local para onde as pessoas eram chamadas para buscarem água só que eram geralmente devoradas como se explica no presente escrito.


Baitone fala de milhares de pessoas, cães e cabritos que tiveram semelhante sorte alegadamente protagonizada por terríveis feiticeiras tidas como proprietárias dos aludidos répteis.

Nenhum comentário: