quarta-feira, 9 de julho de 2008

Eleições V Discurso eleitoral




Vingará, este ano, o discurso salvacionista, emoldurado pela arquitectura de maquetes e por arranjos estéticos que impactam os telespectadores? Qual será o discurso de dezenas e milhares de candidatos as autarquias no País?


As abordagens obedecerão às lógicas das cidades, incorporando demandas e circunstâncias temporais। Candidatos à reeleição mostrarão feitos e seus indicados argumentarão com a ideia de continuidade. Oposicionistas tentarão desconstruir a obra situacionista, no intuito de expor um diferencial.


Ao lado do adjectivo de desqualificação de adversários, buscarão ideias para chamar a atenção। A improvisação jorrará, podendo-se esperar uma torrente de propostas exóticas. Veremos um desfile de nomes fantasia, ovos de Colombo e equações sem nexo dentro de um pacote de mirabolantes.


Teremos, ainda, um desfile de candidatos de “ficha suja”, que transitam pelas barras dos tribunais। Por ainda não terem sido condenados em instância final, poderão submeter-se ao crivo das urnas, apesar da defesa do “princípio da moralidade”, contrário a candidaturas com problemas na Justiça.


Porém o sistema de percepção do eleitor consegue, hoje, diferenciar gato de lebre.
O discurso eleitoral será previsível। Apesar da diversidade regional, o conjunto urbano padece dos mesmos problemas, a partir da expansão da violência e da precariedade dos sistemas de transportes, saúde, habitação, saneamento e educação, entre outros.


Ao lado da estampa da deterioração urbana, explodem flagrantes de desmandos, ilícitos, casos mal explicados envolvendo máfias, consórcios empresariais e funcionários públicos। Neste momento, a angústia do citadino se cruza com o olho apurado sobre a malversação do dinheiro público, tornando mais exacerbado seu senso crítico.


Esse processo age sobre a engenharia emocional dos indivíduos, na medida em que lhes proporciona novos parâmetros de vida, gerando reflexos na percepção dos actores políticos। A classe dos académicos é sempre mais exigente.


Analisa, compara, distingue entre versão e verdade। Portanto, os candidatos deverão preocupar-se com a consistência de propostas. Quando o eleitor tem dúvidas sobre a viabilidade de uma ideia, acaba desqualificando o autor.


Frequentemente se vê às voltas com o fenómeno da “dissonância cognitiva”, confusão entre ficção e realidade. O eleitor, hoje, é mais propenso a rejeitar ideias estapafúrdias. Não entram mais em sua cachola, extravagância de um candidato. Até pode haver eleitor que ainda se encante com ilusionismo. Mas a eficácia do discurso urbano deve conter uma vacina contra bobagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Traquinho! Dei uma vista de olhos pelo seu blog. Gostei, continui sempre a actualizá-lo, assim dás aura à Escola Jornalismo e aos seus colegas, eu incluso, que sempre te desafiaram a olhar para as coisas do quotidiano com alguma desconfiança. Afinal, elas não são tão simples, tão mecânicas, quanto parecem ser. Elas encerram uma complexidade que só um olhar crítico, atento, duvidoso, avesso à aparências a pode desacomplexar.
Abraços, Beúla!