terça-feira, 8 de julho de 2008

Lavo Mariano, 77 anos - Quantos filhos? Tantos que nem sei! - Com a ajuda da família, contou-se 80, mas o ancião promete mais, porque diz que Deus deu


Lavo Mariano, 77 anos - Quantos filhos? Tantos que nem sei! - Com a ajuda da família, contou-se 80, mas o ancião promete mais, porque diz que Deus deu­-lhe muita força

NO bairro de 25 de Setembro, junto à Fortaleza de Sena, distrito de Caia, vive um ancião, polígamo, pai de mais de 80 filhos, um desconhecido número de genros, noras, netos e bisnetos espalhados por todo o país. Andamos por lá nas últimas semanas e acabamos conhecendo este homem.

Tudo começou quando a jovem Merlina Fernando, extensionista rural afecta em Sena, teve a gentileza de acompanhar a nossa equipa de Reportagem, juntamente com o professor João Fernando à fortaleza de Sena।


Despoletou, então, o “mistério”: Vovó Lavo, sabe dizer quantos filhos tem?! O velho ficou momentaneamente boquiaberto e recorreu ao chão para tentar contar e responder à pergunta। Foi impossível! Tivemos que regressar à sua casa onde viria a ter ajuda para dizer quantos filhos tem। Toda esta hesitação despertou então a nossa atenção, a ponto de decidirmos trazer a história que adiante se segue. Com o nosso “herói” a ideia era falarmos da fortaleza já que ele é o responsável pela sua manutenção.


SERRALHEIRO, MILITAR E RÉGULO

Lavo Mariano, nasceu há 92 anos no posto administrativo de Sena, distrito de Caia, em Sofala। Foi antigo serralheiro-mecânico na empresa de Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique. Entre 1930 e 1935 cumpriu a vida militar no exército colonial português em Macau. Actualmente é líder tradicional do terceiro escalão, ocupando-se ainda da limpeza da fortaleza de Sena.


Na verdade, tornou-se um exercício bastante delicado para aquele ancião, alto, do cimo dos seus 1।93 metros, que veio ao mundo precisamente no dia 1 de Janeiro de 1916 dizer, com clareza, o seu agregado familiar. Teve que recorrer às mulheres, filhos, netos, noras e bisnetos para se situar no tempo e no espaço.


Feito o arrolamento, expressando-se em sena, disse abertamente que teve 81 filhos, 50 oficialmente conhecidos, 23 com amantes e oito clandestinos, estes últimos que só ele conhece. Dos filhos publicamente conhecidos, 40 estão vivos e 33 morreram.
NOVE ESPOSAS... OFICIALMENTE!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! Mais de 80 filhos!!! Meu Deus nem consigo imaginar. Ter um filho já é um grande custo, imagine 80.

Anônimo disse...

Meu Deus!!! ":-o
Coisas da nossa África!!
Adorei conhecer essa história!
Um abraço!
Michele