terça-feira, 20 de maio de 2008

A Primeira Vice-Presidente da AR afirmou que a ajuda dos países europeus à África deve ser canalizada para o desenvolvimento das suas nações

A Primeira Vice-Presidente da Assembleia da República, Veróniva Nataniel Macamo, afirmou, em Midrand, República da África do Sul, que a ajuda dos dos países europeus à África deve ser canalizada para o desenvolvimento das suas nações, pois, o objectivo central da actuação dos africanos é a erradicação da Pobreza no continente e no mundo em geral.

Intervindo no debate atinente aos Acordos de Parceria Económica e seu Impacto sobre a Integração em África, durante a 9ª Sessão Ordinária do Parlamento Pan-Africano (PPA) que semana passada teve lugar, a Primeira Vice-Presidente apelolu para a necessidade de se reforçar a parceria entre os Parlamentos Europeu e Pan-Africano através de acções concretas tendentes a dar respostas às questões de interesse comum e em prol dos povos de ambos continentes.

“Para mim, a tarefa principal dos dois Parlamentos é cumprir, de parte a parte, o papel de monitoria e avaliação no que concerne à implementação da Estratégia Conjunta União Europeia – África adoptada, incluindo os Planos de acção decorrentes”, frisou.

Den acordo com a interveniente, para uma correta monitoria da Estratégia, que inclui a verificação do cumprimento do Programa de actividades e das prioridades nele definidas, é necessário que os Comissários da União Africana e da União Europeia disponibilizem, aos parlamentares das duas partes, informação útil e atempada sobre o decurso dos processos inerentes a esta coopoeração.

Sublinhou que ser necessário que o Parlamento Pan-Africano integre a Troika União Africana – União Europeia, por forma a se envolver profundamente no processo e poder dinamizar o desenvolvimento e a implementação da Estratégia.

Num outro desenvolvimento, a Primeira Vice-Presidente do Parlamento moçambicano mostrou-se profundamente preocupada com à questão do Meio Ambiente em que se vive hoje em África e no mundo em geral. A este respeito, ela convidou a todos Deputados do Parlamento Pan-Africano, como representantes do Povo de África, a tomar medidads eficazes e urgentes antes que seja tarde demais.

“Temos que tomar medidas que possam reduzir a emissão de gazes com efeito de Estufa”, disse a Primeira Vice-Presidente e membro efectiva do PPA.

A 9ª Sessão Ordinária do PPA que decorreu de 05 a 16 de Maio corrente debruçou-se, entre outros aspectos, da Paz e Segunraça em África; dos acordos de Parceria Económica e seu Impacto sobre a Integração em África; da Crise Alimentar em África; e da Transformação do PPA de Órgão de Consultoria e Assessoria a Órgão Legislativo com Plenos Poderes.

Moçambique fez-se representar, no evento, pelo Grupo Nacional Junto do PPA, no qual fazem parte: o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Joaquim Mulémbwè; a Primeira Vice-Presidente da Assembleia da República, Verónica Nataniel Macamo; a Membro da Comissão Permanente da Assembleia da República, Maria Angelina Dique Enoque; e do Membro da Comissão de Petições, José Manteigas Gabriel.

De referir que, nesta Sessão, a Deputada Maria Angelina Dique Enoque, foi eleita para o cargo de Vice-Presidente da Comissão Permanente da Agricultura, Economia Rural, Recursos Naturais e Meio Ambiente do Parlamento Pan-Africano. Até então, ela exercia as funções de Relatora daquele grupo de especialidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também estava duvidaram, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angelafreeeman@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de essa coisa no nosso corpo é somente quando nós tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como também dissemos, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com ou odincurahiv@outlook.com