quinta-feira, 22 de maio de 2008

A R aprecia Informe do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA

O Plenário da Assembleia da República apreciou, ontem, a Informação do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA à VIII Sessão Ordinária da Assembleia da República, um informe cujo enfoque vai para a situação geral desta pandemia no país e as actividades desenvolvidas pelo Gabinete.

No seu informe, o Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA revela que, até Março de 2008 estavam em tratamento 98.613 pacientes, o que representa um aumento de 20.377 pessoas vivendo com HIV/SIDA em Tratamento Anti-Retroviral (TARV). Do total dos doentes em tratamento, 60.932 são do sexo feminino.

O Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA recomenda ao Governo moçambicano e a outras entidades que se revelarem competentes a introduzir e/ou melhorar programas de assistência e acompanhamento aos reclusos, forças militares e paramilitares vivendo com o HIV/SIDA.

A Informação do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA recomenda ainda ao Estado moçambicano para considerar a possibilidade de incluir juristas e nutricionistas, no quadro dos profissionais afectos às Direcções Provinciais da Mulher e Acção Social.

Nenhum comentário: