segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mercado Maquinino, na Cidade da Beira, “ Universidade de Curandeiros”








UM certo sector do Mercado do Maquinino, na cidade da Beira, transformou-se igualmente numa “Faculdade de Medicina Tradicional”, depois de ter sido simplesmente um local de venda de raízes diversas para cura de diferentes enfermidades। Segundo noticiou o jornal noticias, 2 de Agosto de 2008.

Como “farmácia" tornou-se efectivamente num local relativamente muito concorrido principalmente nesta altura em que as doenças abundam e o acesso à medicina moderna não está ao alcance de qualquer um. Só que afinal era mesmo pouco apenas vender, impunha-se a formação do pessoal, qual pressuposto para a perenidade da actividade!

Uma vez no local, segundo Ernesto Nhamitambo, de 50 anos de idade e natural de Gorongosa, que muitos curandeiros alguns dos quais a operarem em outros pontos da cidade e não só foram formados no mercado do Maquinino।

Conforme recorda a fonte, tudo começou com a simples venda de medicamentos tradicionais maioritariamente adquiridos nos distritos de Gorongosa e Nhamatanda। Algumas pessoas, depois de tanto acreditarem na capacidade curativa das plantas ali comercializadas, optaram por abraçar o curandeirismo.

No terreno, vendem-se igualmente instrumentos que se diz servirem para dotar as pessoas de magia para actos de curandeirismo, bastando para o efeito estar interessado e possuir alguma capacidade financeira।

Existem, entre outros, o “makombwa”, um lugar especifico para a conservação de espíritos, armas, facas falseadas e rabos de animais, “nsupa”, que serve para guardar óleo de rícino para chamamento de espírito, panos brancos e vermelhos, entre outros।

“Estamos a conquistar espaço porque a nossa actividade ganha cada vez mais credibilidade no seio da comunidade. Já formámos e equipámos muitos curandeiros, alguns dos quais praticam as suas actividades neste mesmo lugar onde recebemos gente de diferentes extractos sociais”- orgulhou-se Nhamitambo.

MEDICAMENTOS PARA TUDO E TODOS

Expostos no chão e ao relento existem no mercado do Maquinino todo o tipo de raízes para curar todas as doenças menos o SIDA, segundo os seus promotores।

Entre todos, algum destaque vai para o da potência sexual, o chamado “Gonanzololo”। Segundo a nossa fonte este "fármaco" é mais procurado pelos jovens. Ele explica que essa relativa incapacidade dos jovens está relacionada com o excessivo consumo de bebidas alcoólicas.

Mas também afecta os mais velhos। Aqui a explicação é que alguns mantêm relações sexuais com mulheres menstruadas, o que para os curandeiros provoca uma lombriga apelidada “nhocawlo”, um parasita interno.

As raparigas, sobretudo as trabalhadoras do sexo, são apontadas como as que mais procuram um medicamento que dizem dar-lhes sorte na sua actividade। Chama-se “tchena” ou “muxena”, nas línguas locais sena e ndau.

A confirmar estes depoimentos no espaço de tempo em que a nossa Reportagem permaneceu no mercado de Maquinino testemunhou a movimentação de algumas adolescentes, cujas “consultas externas” decorrem no máximo sigilo।

Soubemos ainda que grande parte dos utentes de medicamentos se fazem presentes ao local na calada da noite, como forma de preservarem a sua dignidade.

GINECOLOGIA TRADICIONAL

A fertilidade das mulheres constitui um outro motivo pelo qual as pessoas afluem aquele lugar। Diariamente, dezenas de mulheres sexualmente activas fazem-se presentes, procurando soluções para a sua preocupação.

“Chegámos ao ponto de fazermos apostas e nunca falhámos। Isto representa um grande mérito para a nossa actividade, pois algumas mulheres tiveram fracassos neste sentido na medicina moderna. Muitos desprezam-nos, temos muitas soluções para os problemas das pessoas”- congratularam-se.

Conforme desejaram os entrevistados, o Ministério de Saúde poderia criar uma certa interacção com os curandeiros neste sentido, porque ambos têm o mesmo objectivo relacionado com as vidas humanas।

C. Bartolomeu, moradora do bairro Esturro, acredita que a medicina tradicional tem realmente soluções na reprodução humana, sendo que ela própria é exemplo evidente.

Disse ter passado por muitos ginecologistas do Hospital Central da Beira e não só, sem lograr qualquer sucesso mas com estes curandeiros resolveu um problema que já era um bicho de sete cabeças.

Nenhum comentário: