terça-feira, 17 de junho de 2008

PAR enaltece as relações de cooperação e amizade entre o Parlamento moçambicano e os seus parceiros internacionais.

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Joaquim Mulémbwè, defendeu semana passada, em Maputo, que as Ligas Parlamentares de Amizade tem contribuído de forma sustentável para a elevação ao mais alto nível das relações de cooperação e amizade entre o Parlamento moçambicano e os seus parceiros internacionais.

Mulémbwè, que falava durante uma audiência que concedeu ao Embaixador italiano acreditado em Moçambique, Carlos Lo Cacio, referiu que com vista a criar mais capacidade e dinamismo às Ligas Parlamentares de Amizade, a Assembleia da República acaba de constituir Direcções que vão nortear os destinos daqueles grupos parlamentares.

“É com Ligas Parlamentares de Amizade que nós podemos elevar a outros patamares as relações entre os nossos Governos, Parlamentos e o empresariado em geral”, disse o Presidente da Assembleia da República.

Por seu turno, o Embaixador italiano acreditado em Moçambique garantiu que o seu país vai continuar a contribuir para o Orçamento do Estado e também para o desenvolvolvimento e engrandecimento dos sectores de educação e saúde, sectores tidos como vitais para o desenvolvimento humano e para a luta contra a pobreza absoluta no país.

Lo Cacio, cuja a sua missão diplomática no nosso país iniciou há cerca de um mês, disse que Moçambique é um modelo de estabilidade política e de desenvolvimento económico na região Austral de África.

Com efeito, nos próximos tempos, uma missão de empresários italianos vai visitar o país, tendo como propósito identificar as oportunidades de negócios nas áreas de agricultura, energia e turismo.

O diplomata italiano prometeu ainda que, durante a sua permanência em Moçambique, vai intensificar o trabalho em prol do desenvolvimento do país nos sectores sócio-comerciais.

“Não vou trabalhar com palavras, mas sim com factos”, asseverou Lo Cacio, tendo acrescentado que “num quadro geral, o terreno é fecundo para dar continuidade a acção da Itália em Moçambique”.

Referindo-se especificamente a cooperação entre os parlamentos dos dois países, aquele diplomata prometeu levar a cabo, através da Liga Parlamentar de Amizade Itália/Moçambique, um trabalho muito mais aprofundado com vista a um maior intercâmbio.

Nenhum comentário: