segunda-feira, 12 de maio de 2008

Deputadas da Assembleia da República

As Deputadas da Assembleia da República defenderam, fim-de semana último, em Namaacha, Província de Maputo, que o desenvolvimento da mulher passa, necessariamente, pela sua maior integração nos órgão de liderança e de tomada de decisões no país.

Com efeito, o Gabinete da Mulher Parlamentar em coordenação com a Associação de Parlamentares Europeus para África (AWEPA) realizou um seminário que se enquadra no âmbito da formação da mulher parlamentar, cujo objectivo é dotá-la de técnicas eficazes e eficientes para fazer lobby e advocacia nos seus partidos, com vista a aumentar o número de mulheres nos orgãos de liderança e tomada de decisão, bem como na alteração de leis e políticas que impedem o desenvolvimento da mulher na sociedade.

“A meta é atingir, pelo menos, 37 por cento da representação das mulheres nas próximas Autarquias”, disse , na ocasião, a Presidente do Gabinete da Mulher Parlamentar, Margarida Talapa, ajuntando que para se lograr este feito há uma necessidade de maior união, solidariedade e sensibilização entre as mulheres a todos os níveis.

Para a Presidente Talapa a pobreza é apontada como outro desafio para desenvolvimento da mulher, além de que corroi a auto-estima e aumenta a sua vulnerabilidade, por isso, “ temos de liderar o combate contra este mal que impede o nosso progresso”.

Assim, é mulher é chamada a empenhar-se na Revolução Verde, levada a cabo pelo Governo moçambicano, com vista a produzir comida para os filhos moçambicanos e reduzir o impacto da crise alimentar mundial que, neste momento, se verifica.

Nenhum comentário: