quinta-feira, 23 de abril de 2009

Três mil bicicletas substituem “chapa”


Cerca de três mil bicicletas de diferentes modelos serão postas no mercado em finais de Maio próximo através de feiras, devendo na primeira fase privilegiar-se os funcionários do Estado residentes na cidade e província do Maputo, para que possam as usar na sua deslocação de e para os locais de trabalho em substituição paulatina dos transportes semicolectivos de passageiros, os “chapa”, que teimam em escassear।


O projecto, liderado pelos Ministérios dos Transportes e Comunicações (MTC) e da Indústria e Comércio (MIC), visa ainda massificar nos cidadãos a opção por um meio de transporte amigo do ambiente, que dispensa combustíveis e que permite a prática de exercício físico, para além de supostamente reduzir o tempo de espera nas paragens dos autocarros e nos congestionamentos, agora típicos nas horas de ponta nos principais centros urbanos do país.

3 comentários:

Backstageel disse...

Interessante esta ideia de oferecer(vender) bicicletas aos funcionários públicos. Brevemente Maputo estará cheio de bicicletas Gazebo por ai.
Eu pessoalmente nunca vi nenhuma bicicleta no Maputo, senão com os miudos a brincarem, e olha que estou aqui a mais de dois anos!

Tomei a liberdade de citar este artigo no www.mznoticias.info, agregador de notícias sobre Moçambique.

Guilherme Freitas disse...

Legal saber que em Maputo há apoio para o uso de bicicletas. Moro em São Paulo, maior cidade do Brasil e aqui não há incentivo algum a bicicleta. Há bicicletas a disposição em algumas estações de metrô, mas a burocracia limita o número de adeptos. Mesmo assim gostei dessa iniciativa de Maputo. Abraços.

RH disse...

Tem mais alguma novidade sobre esta medida desde que ela foi anunciada?