quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Daviz Simango apresenta-se à população como candidato independente


Depois do "pontapé de saída" dado há cerca de uma semana ao anunciar publicamente que irá concorrer para a sua própria sucessão como candidato independente à presidência do Município da Beira, Daviz Mbepo Simango, marcou para sábado um encontro com populares da Munhava onde vai mais uma vez confirmar a sua presença no escrutínio autárquico de 19 de Novembro de 2008। O encontro que terá lugar no Campo Municipal de Futebol da Munhava marcará o início da pré-campanha de Daviz Simango que à última hora, “sob pressão popular”, e “por força das circunstâncias viu-se na contingência de candidatar-se como independente depois de ter sido afastado pela direcção do partido Renamo como seu candidato oficial, preterido a favor de Manuel Pereira .


Simango, chegou ao princípio da tarde de ontem (quarta-feira) a Maputo numa curta estadia em missão de serviço e regressa já amanhã sexta-feira à Beira। Entretanto antes de viajar a Maputo, o actual edil da Beira, exonerou na terça-feira última em despachos separados três vereadores que faziam parte do Conselho Municipal da Beira। A decisão foi tomada numa sessão deste órgão composto por nove vereadores e presidido pelo Edil.


Seis dos vereadores que se opunham à continuidade no cargo dos que entretanto foram exonerados, soube o «Canal de Moçambique» de uma das suas fontes, disseram claramente a Daviz Simango que ou os três eram exonerados ou eles abandonavam o Conselho Municipal। Os exonerados são: Fernando João Mbararano, ex-vereador de Construção e Urbanização, Faque Ferraria Inácio, ex-vereador para Área da Protecção Civil e Sistemas de Transportes e Manuel Zeca Bissopo, ex-vereador do Plano e Finanças। Uma fonte próximo do gabinete do presidente do Conselho Municipal da Beira, justificou o acto como sendo normal tendo em conta que as três figuras ora destituídas "perderam a confiança do presidente"।


A decisão de exoneração dos três vereadores do Conselho Municipal da Beira, ocorreu depois do edil ter sido pressionado pelos membros daquele órgão que defendiam não haver espaço de convivência com colegas que faziam vista grossa ao próprio presidente। Na sessão do Conselho Municipal da Beira que teve lugar na terça-feira, foram convidados todos os vereadores e os 5 chefes dos Postos Administrativos do Município। O ex-vereador para a Área da Protecção Civil e Sistemas de Transportes, Faque Inácio foi o único no grupo dos exonerados que se fez presente no encontro mas apenas por pouco tempo। Antes da sessão iniciar, um dos vereadores presentes sugeriu que o ora exonerado vereador Faque deixasse a sala pelo facto dos restantes colegas não se sentirem bem com a sua presença. Aquele vereador teve que abandonar a sala de sessões com uma indicação clara que o "tacho" que detinha no exercício das funções que desempenhava, tinha terminado. De acordo com a Lei das Autarquias Locais, os vereadores são indivíduos indicados por confiança do Presidente do Conselho Municipal. Coincidentemente Fernando Mbararano e Faque Ferrarai Inácio, são respectivamente o delegado político da Renamo na província de Sofala e o delegado da Renamo na Cidade da Beira. Ambos são alguns dos cabecilhas que lideram no seio da Renamo a "batalha" contra Daviz Simango. Os outros não fazem parte do Conselho Municipal mas são: o ex-brigadeiro da guerrilha Moisés Machava, Fernando Carrelo e Mário Barbitos.


Os substitutos dos exonerados Os exonerados foram imediatamente substituídos। Fernando Mbararamo, delegado político provincial da Renamo deixou o cargo de vereador para a Construção e Urbanização e para o render no posto foi indicado o director de Construção e Urbanização, eng.º Augusto Chindero Manhoca. Acumula. É agora vereador e director da área. Alexandre Vasco que já era vereador para a Área Institucional agora acumula e é também vereador do Plano e Finanças. Rende nesta área o vereador exonerado, Manuel Zeca Bissopo. Jaime Tomo assume o cargo de que foi exonerado Faque Ferraria Inácio, e é agora o novo vereador para a Área da Protecção Civil e Sistemas de Transportes. Tomo acumula estas novas funções com as de vereador para a Área de Educação, Cultura, Juventude e Desportos. Faque Inácio é, note-se, o delegado político da Renamo na cidade da Beira e pertence à ala que apoia a candidatura de Manuel Pereira. Mantém-se nas vereações, Vitória Machava, na Saúde e Acção Social; Jeremias Liando, na Gestão Urbana e Meio Ambiente; Ernesto Simango, na Indústria Comércio e Turismo; e Sande Carmona, na Agricultura. Sequestro falhado Apesar de nos últimos dias viver-se um ambiente relativamente calmo depois das escaramuças que envolveram a Polícia e os apoiantes de Daviz Simango, ainda há relatos de perseguições contra alguns dos indivíduos que se supõe estarem a liderar a campanha independente do actual edil da Beira. De fonte segura, soubemos que a suposta ala que apoia Manuel Pereira na Beira teria tentado organizar um sequestro contra alguns dos destacados apoiantes de Daviz Simango, como forma de impedir que este conseguisse organizar a documentação que foi entretanto entregue ao Secretariado Técnico de Administração Estatal (STAE), em Maputo, de formalização da sua candidatura como independente. A operação fracassou, depois de uma das pessoas implicadas nesse projectado sequestro ter ficado arrependida e com medo das possíveis consequências. A operação, segundo revelações do próprio, consistira em contratar 8 indivíduos de conduta duvidosa que pululam pela Beira e esse grupo executaria a missão a troco de 10 mil meticais cada um. A acção não resultou e a candidatura de Daviz Simango foi já aprovada pela Comissão Nacional de Eleições. A candidatura de Manuel Pereira ainda está a ser analisada pela CNE e há indicações de que pode enfermar de problemas que possam impedi-lo de concorrer, apesar de se acreditar que qualquer contencioso que surja possa ser resolvido por votação pelos membros da CNE.




Nenhum comentário: