Cerca de três mil bicicletas de diferentes modelos serão postas no mercado em finais de Maio próximo através de feiras, devendo na primeira fase privilegiar-se os funcionários do Estado residentes na cidade e província do Maputo, para que possam as usar na sua deslocação de e para os locais de trabalho em substituição paulatina dos transportes semicolectivos de passageiros, os “chapa”, que teimam em escassear।
O projecto, liderado pelos Ministérios dos Transportes e Comunicações (MTC) e da Indústria e Comércio (MIC), visa ainda massificar nos cidadãos a opção por um meio de transporte amigo do ambiente, que dispensa combustíveis e que permite a prática de exercício físico, para além de supostamente reduzir o tempo de espera nas paragens dos autocarros e nos congestionamentos, agora típicos nas horas de ponta nos principais centros urbanos do país.
3 comentários:
Interessante esta ideia de oferecer(vender) bicicletas aos funcionários públicos. Brevemente Maputo estará cheio de bicicletas Gazebo por ai.
Eu pessoalmente nunca vi nenhuma bicicleta no Maputo, senão com os miudos a brincarem, e olha que estou aqui a mais de dois anos!
Tomei a liberdade de citar este artigo no www.mznoticias.info, agregador de notícias sobre Moçambique.
Legal saber que em Maputo há apoio para o uso de bicicletas. Moro em São Paulo, maior cidade do Brasil e aqui não há incentivo algum a bicicleta. Há bicicletas a disposição em algumas estações de metrô, mas a burocracia limita o número de adeptos. Mesmo assim gostei dessa iniciativa de Maputo. Abraços.
Tem mais alguma novidade sobre esta medida desde que ela foi anunciada?
Postar um comentário